sábado, 8 de junho de 2013

Cuidado para não atropelar e não ser atropelado

 
É verdade que os motoristas devem prestar atenção nos cruzamentos, mas os pedestres nunca devem assumir a posição confortável de que o motorista os tenham visto. O uso de dispositivos eletrônicos portáteis tem provado ser uma distração mortal aos condutores, e novos estudos mostram que os pedestres que usam estas tecnologias também se tornaram mais propensos a situações trágicas ou fatais. A organização Save Children do Brasil informou que a investigação preliminar com jovens de 10 e 11 anos de idade fornece fortes evidências de que falar em um telefone celular enquanto se atravessa uma rua aumenta em até 33% o risco de uma criança ser atingida por um veículo.

Seguem dicas importantes para evitar estas situações desastrosas:

Para pedestres:

- Sempre use a faixa de pedestres ao sinal verde e passarelas quando elas estiverem disponíveis.
- Ao atravessar uma rua, caminhe em vez de correr, o que permite que os motoristas o vejam e consigam impedir a colisão.
- Olhe à esquerda, direita, frente e depois para trás. Continuar a olhar para a esquerda e direita em todas as faixas de tráfego, enquanto atravessa a pista.
- Espere até que todos os veículos estejam parados, nunca atravesse até que você tenha feito contato visual com os condutores e esteja certo de que vão parar.
- Quando pisar fora da calçada de frente a um veículo que parou para deixá-lo cruzar, não prossiga até ter verificado todas as outras faixas. Outros motoristas podem não perceber que a gentileza oferecida.
- Não deixe as crianças atravessarem em sua frente.
- Não envie mensagens de texto ou procure uma música no seu dispositivo, enquanto atravessa a rua.

Dicas para os motoristas:

- Diminua a velocidade em áreas movimentadas, como cruzamentos para que tenha mais tempo para parar.
- Observe o que os outros motoristas estão fazendo. Se você está inseguro por um veículo parado, tenha cuidado, vá devagar, e esteja preparado para parar caso o veículo pare para um pedestre.