sábado, 8 de junho de 2013

As dez melhores campanhas do mundo que pedem paz no trânsito - por Aprigio Lima


Karaokê bafômetro

Nesta ação desenvolvida pela Ogilvy para o Bar Aurora e o Boteco Ferraz, bares no Itaim Bibi, em São Paulo, um bafômetro foi instalado no microfone do karaokê.
Ao final da música, a tela mostrava não a pontuação do cliente, mas o nível de álcool no sangue e, consequentemente, se ele estava apto a dirigir ou não.
x

Manobrista bêbado

Você deixaria um manobrista alcoolizado estacionar seu carro? Essa foi a pergunta que a campanha também da Ogilvy para o Bar Aurora e o Boteco Ferraz fez a motoristas que chegavam aos estabelecimentos.

x

"Don't drink and drive"

De maneira simples, mas objetiva, a Heineken mostra que dirigir alcoolizado coloca não só sua vida em risco, mas as dos outros também.
     z

Game do trânsito seguro

Na campanha criada pelo Hospital Albert Einstein, consumidores de diferentes bares de São Paulo foram convidados a jogar um jogo de corrida em tablets após ingerir bebida alcoólica.
A cada fase do game, a pessoa era “premiada” com uma garrafa de bebida alcoólica e o controle do carro se tornava mais difícil.
Quando o jogador inevitavelmente batia o carro, a frase “aqui você tem uma nova chance, lá fora não. Não jogue com a sua vida” podia ser lida na tela do tablet. As pessoas que não dirigiram após o jogo ainda ganharam uma carona para casa.
x

"Little Bit Dead"

A TAC (Transport Accident Commission), associação de conscientização no trânsito no estado de Victoria, na Austrália, é bem famosa por suas campanhas polêmicas.
Nesta peça, a frase "mas eu só bebi um pouco" é colocada a toda prova, mostrando que não existe "um pouco machucado" ou "um pouco morto"
x

Cadeira preferencial

Já imaginou chegar a um bar e encontrar uma cadeira preferencial para quem bebe e dirige? Pois foi isso que a Cervejaria ô Fio fez. A criação é da AGE Isobar.

x

Espelho, espelho meu

Na campanha desenvolvida pela ARTESP, o DER e a Secretaria e Logística de Transportes (SLT) de São Paulo, displays interativos foram colocados em bares de São Paulo durante a semana de Carnaval.
Quando um cliente se posicionava à frente da tela, um sensor ativava um vídeo que reproduzia o som de uma batida com uma imagem de um vidro estilhaçado. No final a mensagem dizia "Espelho, espelho meu. Existe alguém que ainda não entendeu? Bebida e direção não combinam”
x

"Você pode beber e dirigir, ou beber e viver"

Um grupo de criativos se uniu para divulgar os trabalhos da Abramet, entidade médica sem fins lucrativos que congrega os especialistas em Medicina de Tráfego.
Criaram esta campanha de segurança no trânsito, que inclui anúncios, pôsters, postal Mica, e-mail marketing e uma ação em bares de São Paulo. Colaboraram na campanha o estúdio Zuffo Fotografia e o estúdio de ilustração Cox Design.
x

"Sente e pense sobre as consequências de dirigir alcoolizado"

Ação da Jupiter Drawing da África do Sul colocou rodas no vaso sanitário para promover a conscientização.
x

"O álcool cria novas realidades"

Anúncio é da Road Cross, uma organização suíça para a segurança e a prevenção de acidentes em estradas e foi feito por estudantes do Zürcher Hochschule Winterthur.