quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dicas de Segurança

Aprigio lima
  • 1. Ao entrar no carro, trave as portas e saia, não fique enviando mensagens de texto, passando batom....Fique sempre atento (a), os ladrões preferem abordar as pessoas que estão distraídas.
  • 2. Não guarde os documentos do carro dentro do veículo. Em caso de furto, isso facilita a revenda pelo ladrão. Não deixe objetos dentro do carro, eles podem chamar a atenção do bandido.
  • 3. Dirija-se ao seu carro com a chave na mão, não deixe para procurar quando estiver parado (a) em frente a porta. Procure estacionar em locais bem iluminados e movimentados, se possível, prefira parar em estacionamentos.
  • 4. Evite abastecer seu veículo durante a noite, procure fazer isso durante o dia quando há mais movimento. Durante a noite procure controlar a velocidade do carro para não precisar parar em semáforos.
  • 5. Mantenha uma distância segura do veículo da frente. Isso facilita a fuga caso você veja algo de suspeito pelo retrovisor. Prefira aparelhos de CD ou DVD com a frente removível. Os ladrões podem quebrar o vidro para levar o aparelho se estiver visível.
  • 6. Se for roubado, não reaja. Entregue o carro e, deixe o bandido partir. Instale um rastreador no seu carro, uma proteção a mais para o seu veículo, afinal, apesar de todos os cuidados, ninguém está a salvo de ter o carro roubado.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Mundo congestionado - Mobilidade Urbana um dos temas mais importantes do século XXI

Em tempos de crescimento célere da frota de veículos circulando pelas metrópoles do mundo afora nos últimos anos, mobilidade urbana talvez seja o tema mais pertinente deste século XXI. O fato é que todas as cidades do mundo -  sejam elas provenientes de países de primeiro mundo ou não – estão passando por dificuldades no deslocamento interurbano.
Entendo que o aumento do número de carro por habitante, em todas as cidades do mundo, é uma tendência, porém, a grande diferença está no saber lidar com essa situação. Governos de países do primeiro mundo sempre investiram em sistema de transporte alternativo, o que contribuiu para o desafogamento das vias públicas, evitando o colapso das cidades.
Tomando como ponto de partida o Brasil, país que pouco investiu em transporte sobre trilhos, está sendo obrigado a conviver com excesso de carros nas vias. O trabalhador brasileiro, culturalmente, tem como plano primordial, a aquisição do próprio meio de transporte. Se tratando, ainda, de um cenário onde está havendo a valorização do trabalho, como  crescimento da renda e diminuição do desemprego, é natural que o trabalhador brasileiro adquira o seu carro próprio. Isso explica o grande número de veículos que vem sendo despejado a todos os anos nas ruas das capitais do país.